Rio Belém e córregos afluentes.


Íbis e Venellus Chillensis
Nas sujas e poluídas do lago alimentado pelo rio Belém sito no Parque São Lourenço três Íbis e um Vanellus tentam a sobrevivência capturando insetos. Eu ainda era criança quando após uma chuva que durou alguns dias o açude se rompeu, levando tudo de arrasto em direção ao centro da cidade. Algumas pessoas perderam suas casas e pertences. Não lembro se houveram  vítimas no rompimento da barragem. Ao lado do açude havia um cortume que despejava seus dejetos no rio Belém. Depois do estouro do tanque o curtume fechou. O rio Belém agradeceu, porém a população continuou a jogar lixo e esgoto no rio. Estou com 54 anos e ainda vejo jogarem lixo, esgoto e produtos químicos no rio Belém e seus córregos afluentes. Aqui onde moro na parte mais baixa do morro onde passa minha rua, haviam inúmeras nascentes, um córrego e uma área de banhado onde o curtume jogava dejetos químicos e restos de couro. Com a raspa de couro ali despejada fizemos um campo de futebol aterrando o banhado.
Coleiros, saracuras, arapongas e preás haviam muitos nesse banhado onde os meninos de classe economicamente desfavorecida caçavam rãs e preás. Nos matos ao entorno a fauna abundava.Micos, gambás, sabiás, melros, corujas e inúmeras outras espécies. Hoje sumiram quase todos os animais que habitavam por aqui. A caça a especulação imobiliária e a poluição se   encarregaram de sumir com todos os bichos. Raras vezes vejo um ou outro, e fim. Morreram quase todos os bichos e mais da metade de mim.

Moro na rua Dona Branca do Nascimento Miranda n° 344.
O banhado situava-se ao longo das ruas Leonor Castelano e Mounif Tacla o córrego atravessava o banhado segundo até a rua Evaldo Wembler em direção ao rio belém. 

Comentários